quarta-feira, 2 de julho de 2014

O Caminho Português pela Costa


Embora possa parecer uma invenção da modernidade, este Caminho tem mais de 500 anos de história. No ano Jacobeo de 2010 foi ativada uma nova rota do Caminho Português a Compostela. Cruza o rio Minho e percorre a costa desde A Guarda até Redondela.

Conta Tino Lores, presidente e motor dos Amigos do Caminho Português, que tem esta rota um traçado muto antigo pela costa, que se iniciava em Caminha, cruzava o rio Minho em barca até Camposancos, e seguia a que se conhece por "Costa da Luz", desde A Guarda a Baiona, e desde a vila do descobrimento até Vigo, para logo enlaçar com o Caminho mais antigo em Redondela. Foi este traçado que se tentou recuperar no Jacobeo 2010, tanto pela sua importância histórica como paisagística.

Na realidade trata-se de um atalho do Caminho Português tradicional que se inicia no Porto ou em Viana do Castelo, percorre em Portugal povoações tão belas como Afife, Âncora, Moledo e a própria Caminha. E na Galiza, atravessa os concelhos de A Guarda, O Rosal, Oia, Baiona, Nigrán e Vigo.

O traçado galego consta de duas etapas. A primeira delas é entre A Guarda e Baiona, com 32 km. E a segunda entre Baiona e Redondela, de 29 km de distância. O nome da rota é óbvio porque transcorre sempre junto ao mar. O primeiro peregrino que a percorreu foi o rei D. Manuel de Portugal.

Esta rota está a ser recuperada desde o ano de 2004 por parte da Sociedade de Gestão do Plano Jacobeo, que dotou os municípios galegos de contrapartidas orçamentais suficientes para acolher os peregrinos em locais apropriados, enquanto não fossem construídos alguns albergues, já projetados.

A sua recuperação foi uma proposta da Associação de Amigos do Caminho de Santiago em Portugal, que já realizaram a sinalização completa desde Viana do Castelo até Redondela, com a colaboração da Associação de Amigos dos Passos.

Este Caminho a Compostela é um dos mais belos que podemos percorrer, com paragens tão singulares com a Serra de Valga ou Punta Baredo, ou com monumentos tão emblemáticos como o Mosteiro de Santa Maria de Oia, à margem de vilas históricas pelas quais ocorre o seu traçado, como A Guarda e a própria Baiona.

Fonte: http://www.galiciaparaelmundo
Imagem: https://esposende.wordpress.com