sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Ardeu um dos mais importantes monumentos do Caminho de Santiago, na Galiza!



A Igreja da Virgem da Barca, em Muxía, foi consumida pelo fogo em duas horas, no dia de Natal.

A proximidade do mar não a salvou. A mítica igreja da Virgem da Barca, situada num promontório do município de Muxía, na Costa da Morte, foi gravemente danificada por um incêndio, no dia de Natal. A perda para o património da Galiza, e para todos os que, no Caminho de Santiago, se cruzaram com este templo associado às lendas do apóstolo, é tão grande, que o Governo Regional galego prometeu, de imediato, fazer todos os esforços para reconstruir o monumento cuja abóbada e muros se salvaram, ao contrário de todo o seu interior.

Um raio, acreditam os bombeiros, poderá ter estado na origem do incêndio, que se terá propagado de um disjuntor para a sacristia, uma das áreas mais danificadas. O retábulo principal do templo, segundo o jornal La Voz da Galicia, foi completamente destruído e, durante duas horas, o fogo afetou quase toda a arte sacra do interior da igreja barroca que se acredita ter sido construída no local de uma antiga capela, no local onde, na Idade Média, fora encontrada uma imagem da Virgem.

Esta quinta-feira, o presidente do Governo Regional da Galiza, vários conselheiros e autarcas da região estiveram no local, e Nunes Feijóo comprometeu-se a lançar rapidamente o concurso para a reconstrução do templo, de grande importância cultural e religiosa para o Caminho de Santiago e para pescadores e marinheiros do Noroeste peninsular. Mas neste momento os técnicos da área do património e da proteção civil estão preocupados em garantir que, num período de chuvas fortes na região, a abóbada se mantenha de pé.

A construção da atual igreja da Virgem da Barca, concluída no século XVIII, está ligada ao mito homónimo, segundo o qual a virgem, transportada numa barca de pedra, terá aparecido ao apóstolo São Tiago, que ali, naquele mesmo promontório, descansava, desanimado, duvidando das suas capacidades para converter os habitantes locais ao cristianismo. Acredita-se que as pedras da barca estão no local, e que foi sob uma delas que a imagem apareceu, mais tarde. Conta-se que lhe foi construída uma capela na vila, mas que a Vigem desapareceu dali, reaparecendo no local original, onde, desde então, se lhe presta culto. O promontório é ponto de passagem do Caminho de Santiago, na rota de Finisterra.

Texto: www.publico.pt
Imagem: www.jn.pt


quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Carimbar a credencial em Nisa!





Todos os peregrinos a Santiago que passem pelo concelho de Nisa já podem carimbar a sua credencial! Basta para isso dirigirem-se ao Posto de Turismo sito na Rua Dr. Francisco Miguéns, nº 27 (vulgo Rua Direita), logo após a igreja Matriz e um pouco antes da Praça do Municipio, em pleno centro histórico de Nisa! O Posto de Turismo está aberto ao público todos os dias, entre as 09h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 17h30! O Municipio de Nisa criou um carimbo especifico para certificar a passagem pelo concelho, de todos os peregrinos que se dirijam a Santiago de Compostela pelo itinerário português do Interior (que inicia em Tavira). O troço que atravessa o concelho de Nisa tem uma extensão de aproximadamente 35 km e encontra-se sinalizado com as setas amarelas e com as vieiras desde Março de 2013.