quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O Caminho Inglês

Introdução:

O Caminho Inglês (ou Caminho dos Ingleses) é o Caminho de Santiago de Ferrol ou o da Corunha a Santiago. Foi a rota medieval de peregrinação a Compostela que seguiam os devotos ingleses e de outros lugares do norte da Europa, que chegavam de barco ao porto da Corunha e, em menor escala, ao porto de Ferrol. Hoje em dia a igreja compostelana apenas entrega a Compostela aos peregrinos que tenham realizado um minimo de 100 km a pé ou 200 km em bicicleta. Pelo que a maioria dos peregrinos toma como ponto de partida Ferrol, porque a Corunha se situa a menos de 100 km da cidade santa. Assim sendo, devemos ter presente que as estritas normas da igreja compostelana para a entrega da Compostela obrigam a carimbar a credencial, pelo menos 2 vezes por dia. O Caminho Inglês apresenta uma sinalização, de Ferrol a Santiago, muito boa, quase excelente, realizada com os tradicionais marcos de pedra com a vieira que indica a direção, complementada com as também tradicionais setas amarelas. As sinalizações nunca se contradizem. E bem podemos assegurar que é uma sorte que esta rota apresente uma muito boa sinalização, porque, caso contrário, seria de todo impossível realizar o Caminho devido à grande quantidade de cruzamentos, bifurcações e trifurcações de todo o tipo que se encontra. É a Galiza...

No que respeita à variante da Corunha, a sinalização do troço entre a Corunha e Bruma (onde conflui com o Caminho de Ferrol), é muito deficiente, segundo denunciou publicamente a Associação Galega AGACS e outros experientes peregrinos (ano de 2010), o que torna a saída da área urbana da capital numa verdadeira barafunda. Tanto o percurso desde Ferrol como desde a Corunha apresenta variantes ou troços alternativos. Em termos de paisagem a parte mais interessante são os 38 km entre Miño e Bruma, que transcorrem por um território rural, montanhoso e solitário, salpicado de pequenas aldeias dedicadas principalmente à criação de gado. A primeira parte do Caminho Inglês também tem a sua beleza, mas ocorre por um território com inumeras infraestruturas viárias e com grandes instalações ligadas à industria maritima e militar. A última parte do Caminho, de Bruma a Santiago, avança em grande parte por caminhos rurais, num ambiente sereno e com suaves desniveis. O Caminho Inglês apresentava (no ano de 2010) um número moderado de peregrinos, sem comparação possível com a massificação de outros Caminhos. O que não quer dizer que, em periodos muito concretos, como a Semana Santa ou o mês de Agosto, não possam encher os poucos albergues que existem.

Uma singularidade relevante do território por onde ocorre o Caminho Inglês é a urbanização extensiva, com casas solitárias em todas as partes, uma característica frequente em grandes áreas da Galiza. Na verdade, este Caminho tem pouquíssimos troços que superem os 500 metros sem passar diante de uma casa. A maioria destas casas são modernas e não seguem nenhum modelo construtivo. Para aqueles que vão à Galiza pela primeira vez convém clarificar que nesta comunidade os municipios se chamam concellos e que por questões administrativas, se dividem em parroquias. Por exemplo, a parroquia de Bruma (que tem um albergue) faz parte do concello de Mesía. Os concellos podem ter muitas parroquias, a maioria das quais são constituidas por casarios ou pequenas aldeias. Uma destas parroquias (quase sempre a mais povoada) é a sede de concello, onde se encontram os serviços municipais, o centro de saúde, a farmácia, os bancos, etc. Felizmente, na maior parte dos casos, o nome do concello e o nome da sua parroquia principal é o mesmo. Em toda a Galiza, é o Corpo da Proteção Civil que se encarrega da segurança dos peregrinos e de ajudá-los, caso se encontrem em dificuldade.

Comunidades Autónomas e Provincias:

O Caminho Inglês passa apenas por uma comunidade autónoma e por uma provincia: Galiza (A Corunha).

Povoações:

O Caminho Inglês, de Ferrol a Santiago, tem 116 km (72 desde A Corunha) e passa por 20 povoações com serviços. O que se traduz numa média de uma povoação com serviços a cada 5,8 km. A distância mais comprida sem possibilidades de abastecimento são os 13,8 km desde a parroquia de A Calle (Ordes) até Sigueiro, na penultima etapa. De qualquer maneira, o troço em que se deve dispor de mais provisões é desde Betanzos até Bruma, porque os poucos bares que existem tem um horário imprevisivel e alguns ficam um pouco distantes do Caminho. As cidades com mais habitantes são A Corunha (245 mil), Santiago (95 mil), Ferrol (74 mil) e Betanzos (13 mil).