sábado, 13 de abril de 2013

Terminada a peregrinação na Via da Prata, entre Sevilha e Salamanca!


O António Pimpão chegou a Salamanca ao final desta manhã e cumpriu com êxito a sua peregrinação que, ao longo de 15 jornadas, realizou deste Sevilha!Encontra-se em viagem de autocarro desde as 13h30 em direcção a Cáceres onde chegará às 16h30. De Cáceres para Nisa viajará em carro particular com um amigo que o trará de volta a casa! Uma boa viagem de regresso e o descanso merecido, são os votos que lhe deixo!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

O nosso companheiro Pimpão já está em Morille!


Às 13h30 o Pimpão terminava a 14ª etapa da Via da Prata em Morille! Daqui a Salamanca é um pulinho pelo que podemos avançar já que que o nosso companheiro irá concluir com êxito e dentro do timing que pré-estabeleceu, a Via da Prata entre Sevilha e Salamanca! Desde ontem ao final da tarde que o Pimpão se encontra na Provincia de Salamanca, na Comunidad de Castilla y Léon. Amanhã irá percorrer a 15ª e última etapa até Salamanca, numa distância 19,5 km, onde conta chegar por volta do meio-dia! Que termines em grande e que aproveites para desfrutar da cidade!



quinta-feira, 11 de abril de 2013

Cumprida a 13ª etapa na Via da Prata!


O António Pimpão cumpriu a 13ª etapa da Via da Prata (Sevilha-Salamanca), entre Aldeanueva del Camino e Fuenterroble de Salvatierra, às 16h15! Ficou alojado no albergue parroquial (na imagem)! Amanhã irá percorrer a 14ª jornada até Morille numa distância de 32,1 km, um pouco mais curta que as anteriores, com destaque para a passagem pela localidade de San Pedro de Rozados! Disse-nos também o nosso companheiro que prevê chegar a Salamanca no sábado por volta do meio-dia! Assim seja! Tudo a correr bem e continuação do Bom Caminho!

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Em Aldeanueva del Camino, a 3 jornadas de Salamanca!


Às 16h15 e após mais 40 km palmilhados, o nosso companheiro António Pimpão, cumpria a 12ª etapa da Via da Prata (Sevilha-Salamanca), em Aldeanueva del Camino! Hoje sentia-se mais cansado em virtude de ter chovido outra vez, o que tornou o terreno mais pesado! Amanhã cumprirá a 13ª tirada até Fuenterroble de Salvatierra, numa distância de 42 km, com passagem pelas localidades de Hervás, Baños de Montemayor, Puerto de Béjar, La Calzada de Béjar e Valverde de Valedelacasa! Que Santiago e todos os druidas do Caminho continuem com o António Pimpão!


terça-feira, 9 de abril de 2013

Caminho Aragonês: A luz ao fundo do túnel!


Abro um parênteses nas publicações diárias que vão dando conta da travessia da Via da Prata, entre Sevilha e Salamanca, pelo nosso companheiro António Pimpão, para vos dar conta também (se é que não deram já...) que desceu para um único digito, o número de dias que faltam para o inicio do Caminho Aragonês! Olhando para a contagem decrescente faltam apenas 9 dias e algumas horas para que eu, o Leonel, o António e o Alexandre nos encontremos em Somport para ultimarmos o ritual que antecederá a nossa próxima peregrinação até "Campus Stellae"! Volvidos muitos meses de minuciosa programação e de partilha de estados de espírito e propostas várias, passados  muitos dias de intensa busca de informações e de dicas, contadas muitas horas de treino, vislumbramos, finalmente, essa luz ao fundo do túnel, essa luz que nos conduzirá até à porta de inicio de todos os nossos sonhos mais recentes! Estamos quase lá! Agora que faltam poucos dias, (re)começo a sentir aquele nervoso miudinho próprio destes desígnios, que, estou certo, desaparecerá logo que pusermos o pé na trilha! Estou ansioso pelo nosso reencontro nos Pirenéus (de novo nos Pirenéus...)! Vão ser jornadas, momentos e emoções inesquecíveis, disso estou certo, por esse Caminho mágico que é o de Santiago e com a força da amizade que nos une! Também estou certo que teremos momentos mais delicados para gerir, entre tantos outros de menor complexidade, mas é na conjugação e na superação de de todos eles que reside a verdadeira magnitude e mística desta rota secular! Esperamos que esta luz ao fundo do túnel seja também o despontar da primavera que teima em retardar a sua chegada, que seja o despontar da luz do sol para iluminar o nosso Caminho e dar brilho à nossa rota! 

Foto de Manuel Correia

Vencida a 11ª etapa da Via da Prata, entre Cañaveral e Carcaboso!


O António acaba de chegar a Carcaboso (eram precisamente 16h30). Está alojado no albergue da D. Helena, em quarto privado, por 14 euros. Falei com ele já na parte final da jornada, a 7,5 km do destino de hoje e disse-me que tem controlado a tendinite, pese embora, ter passado alguns momentos algo complicados! Amanhã ira precorrer a 12ª etapa até Aldeanuvea del Camino, percorrendo uma distância de 38,4 km! Reitero os votos de Bom Caminho, companheiro!

Imagem: Igreja Paroquial de Santiago Apostolo em Carcaboso (Fonte: Montehermoso-Spain)

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Via da Prata: com energias renovadas para chegar a Cañaveral!


Às 16h00 o António Pimpão finalizou a 10ª etapa da Via da Prata (Sevilha-Salamanca) em Cañaveral, ou seja, 6,3 km para lá do Embalse de Alcantara! Como se sentia bem e com energias renovadas, após algum mal estar da véspera provocando pelos anti-inflamatórios para a tendinite, aproveitou para arrepiar Caminho! Iniciou a jornada às 06h40 da manhã e com alguma tranquilidade conclui-a pelas 16h00 em Cañaveral! Percorrendo, pelas suas contas cerca de 45 km! Amanhã irá palmilhar a 11 ª etapa, entre Cañaveral e Carcaboso, numa distância de 38,4 km! Continuação de Bom Caminho rumo ao objectivo final! Ultreya!

Imagem: http://www.guiarte.com

domingo, 7 de abril de 2013

Via da Prata: 9ª etapa cumprida até Cáceres!


O António Pimpão concluiu com êxito, às 16h05, a sua 9ª etapa da Via da Prata (Sevilha-Salamanca), deste feita entre Alcuescar e Cáceres, numa distância de 37,5 km! Está alojado na Pension El Cesar! Cumpriu com êxito, mas não isento de sacrifício, pois o tratamento da tendinite, como era de resto algo previsível, está a começar a afectar-lhe o estômago. Amanhã cumprirá a 10ª etapa, entre Cáceres e o Embalse (Barragem) de Valência de Alcântara, com uma distância um pouco mais reduzida, ou seja, 32,5 km! Renovo os votos de muita, força, motivação e continuação de Bom Caminho ao nosso companheiro!