sexta-feira, 20 de abril de 2012

Fotos da 7ª Etapa: Padrón - Castroverde




CAMINHO PRIMITIVO - 7ª Etapa: Padrón - Castroverde

Brasão de Fonsagrada
(Sede de Concelho)

Brasão de Castroverde


De novo o itinerário vai seguindo a LU-530. Logo à saída de Padrón, do lado direito, encontra-se a Fonte do Pastizal, como que a recomendar que se encham os cantis. O trajecto interna-se em seguida por um pinhal, mas conduz de novo irremediavelmente à estrada, para de novo ligar a outro caminho.

As manchas dispersas de eucaliptos que nos acompanharam nas duas primeiras jornadas asturianas voltam hoje a fazer notar a sua presença. Alternando entre caminhos e a estrada chega-se a Vilardongo e, continuando em asfalto por mais um par de quilómetros toma-se o caminho que chega a Montouto. Desde aqui até Paradavella é a parte mais interessante do dia, já que o itinerário visita o antigo Hospital de Santiago de Montouto, do Séc. XIV, que funcionava ainda em princípios do Séc. XX, desempenhando em linhas gerais as mesmas funções dos actuais albergues.

Desde o alto de Montouto, a 1.050m, descemos por um pinhal até aos 700m, altitude a que se encontra Paradavella, surgindo em seguida a subida por estrada até Degolada e A Lastra. Existem caminho que evitam o asfalto, mas é recomendável algum cuidado, sobretudo em dias de chuva, em que podem estar lamacentos e escorregadios. Em A Lastra, um trilho bastante íngreme surge entra as casas do lado esquerdo, que conduz ao alto de Fontaneira. A localidade do mesmo nome encontra-se mais abaixo e atravessa-se por estrada. Desde aqui até Cávado Baleira são apenas 6km, mas só avistaremos a povoação quando esta estiver mesmo aos nossos pés.

Saimos de Cávado Baleira por uma subida ligeira que passa por Pradera e Vaqueriza. Uma descida através de um pinhal leva-nos até ao Santuário de Nuestra Señora del Carmen, quase à entrada da localidade de Vilabade. Aqui destaca-se a sua igreja gótica, conhecida como a catedral de Castroverde, povoação que se segue e término da jornada de hoje, onde foram percorridos 32,5km, onde se destaca a torre de menagem de um antigo castelo do Séc. XIV.


7ª Etapa - Mapa e Perfil Altimétrico

Fonte do Pastizal, à saída de Padrón

Antigo Hospital de Santiago de Montouto

Vista de Cávado Baleira

Vilabade: igreja de Santa Maria

Castroverde: torre de menagem do antigo castelo


.
texto/infografia: jc
.
fontes:
http://caminodesantiago.consumer.es

Fotos da 6ª Etapa: Castro - Padrón



Fotos da 5ª Etapa: Berducedo - Castro




quinta-feira, 19 de abril de 2012

CAMINHO PRIMITIVO - 6ª Etapa: Castro - Padrón

Brasão de Grandas de Salime
(Sede de Concelho)


Brasão de Fonsagrada
(Sede de Concelho)




Saindo de Castro, 1 km decorrido, o caminho passa junto à Ermida de San Lázaro e regressa à AS-28, por alturas de Gestoselo, onde se inicia a subiba para o Puerto de Acebo. A subida é em grande parte por estrada, tornado-se muito monótona, constituindo único motivo de nota o facto de sairmos das Astúrias e entrarmos na Galiza. Ao chegarmos a Peñafuente internamo-nos por um caminho florestal, onde a sinalética é um pouco confusa, para depois de subirmos umas centenas de metros avistarmos Fonsagrada, todavia ainda à distância de 12 km.

Para aí chegar há ainda que passar por Cabreira, Fonfria, Barbeitos e Paradonova.  Salvo o primeiro troço, em acentuada descida, quase toda a etapa decorre por pinhais junto à estrada. Deixando Fonsagrada para trás continuamos pela LU-530, para depois de percorridos pouco mais de 1km chegarmos a Padrón, final desta etapa, onde foram percorridos 22,3km.

6ª Etapa - Mapa e Perfil Altimétrico

Ermida de San Lazaro

El Acebo

Onde o Camino se transforma em Camiño:
fronteira entre as Astúrias e a Galiza

Padrón

Albergue de Padrón
.
texto/infografia: jc
.
fontes:
http://caminodesantiago.consumer.es
www.wikipedia.com

CAMINHO PRIMITIVO - Vídeos da 4ª Etapa



Fotos da 4ª Etapa: Borres - Berducedo





quarta-feira, 18 de abril de 2012

Fotos da 3ª Etapa: Bodenaya - Borres





CAMINHO PRIMITIVO - 5ª Etapa: Berducedo - Castro






Saimos de Berducedo por uma subida acentuada que desemboca numa estrada comarcal. Pouco depois chegamos a La Mesa, continuado em asfalto e em subida até Buspol, flanqueados pelo som das pás dos aerogeradores cortando o vento. Passada a herdade de Buspol a vista extende-se até sítios insuspeitos. O caminho continuará a descer durante muitos quilómetros: até à Barragem de Salime são 800 m de desnível.  No início da descida pode já ver-se a barragem encaixada no vale e a povoação de Grandas de Salime mais acima.

O caminho desce por uma encosta nua e desabitada e continua por uma pista entre coníferas. Depois de vários quiçómetros por esta floresta internamo-nos, depois de virar à esquerda, num souto. Chegamos assim à AS-14, que nos conduz até à barragem, que atravessamos. Daqui até Grandas de Salime, passando pelo  lugar de Vistalegre, onde se encontra um hotel, são 6 kms de subida, quase sempre por estrada.

Sempre por caminhos paralelos e pela estrada AS-28, passando pelas povoações de Farrapa e Cereijeira, chegamos finalmente a Castro, aldeia conhecida graças ao povoado celta de Chao Samartin, depois de percorridos 28 kms.

5ª Etapa - Mapa e Perfil Altimétrico

Vista de Barragem de Salime


Igreja Paroquial de Grandas de Salime

Vista do castro celta de Chao Samartin

Albergue de Castro






texto/infografia: jc
.
fontes:
http://caminodesantiago.consumer.es
www.wikipedia.com

terça-feira, 17 de abril de 2012

CAMINHO PRIMITIVO - 4ª Etapa: Borres - Berducedo



Brasão de Tineo
(Sede de Concelho)


Brasão de Allande
(Sede de Concelho)

Sai-se do Albergue e atravessa-se Borres, por uma série de subidas, para alcançar um caminho à esquerda paralelo a um pinhal. Antes de entrar em Samblismo marco mostra-nos a direcção de uma das variantes do Caminho, a Variante de los Hospitales, a rota montanhosa, um pouco mais curta e directa, mas que decorre quase sempre acima dos 1,100 m, desaconselhada no inverno ou em dias de mau tempo, que ascende até às ruínas do Hospital de Fonfaraón e depois desce para Montefurado. Um dos troços mais autênticos do Caminho!

De Montefurado o caminho prossegue para Lago, em cuja entrada, junto à igreja paroquial, cresce um soberbo teixo. De Lago a Berducedo aguardam-nos 3 km suaves, por um pinhal e um caminho entre prados, podendo observar-se em fundo o parque eólico sobranceiro a La Mesa, tendo sido percorridos 26,1 km nesta jornada.

4ª Etapa - Mapa e Perfil Altimétrico
Marco da bifurcação em Samblismo


Ruínas do Hospital de Fanfaraón

Albergue de Berducedo

 
.
texto/infografia: jc
.
fontes:
http://caminodesantiago.consumer.es
www.wikipedia.com
www.gronze.com