sábado, 14 de abril de 2012

CAMINHO PRIMITIVO - 1ª Etapa: Oviedo - San Juan de Villapeña

Brasão de Oviedo

Brasão de Grado
(Sede de Concelho)


Com partida da Catedral de San Salvador de Oviedo, a 1ª Etapa liga a capital asturiana a San Juan de Villapeña, no Concelho de Grado, num total de 27,0 km.

Seguindo as passadas de Afonso I, o Casto, no seu caminho até ao túmulo do Apóstolo, inicia-se a Peregrinação na Catedral de San Salvador. Após abandonar Oviedo, graças às vieiras de bronze cravadas no pavimento, o Caminho passa junto a San Lázaro de Paniceres, Llampaxuga (com a  sua ermida de origem medieval), Loriana e Bolguina, numa radical transição entre o meio urbano e o rural, pois logo desde San Lázaro decorre entre verdes prados e vacas leiteiras.

O primeiro marco histórico chega ao cruzar-se a Puente de Gallegos, sobre o rio Nora, datada do séc. XIII. Entra-se assim no Concelho de Las Regueras e, primeiro por estrada e logo por um bosque de castanheiros e carvalhos, conhecido como o Castanéu del Soldau, sobe-se ao Escamplero, onde existiu um hospital de Peregrinos e hoje se encotra o primeiro albuergue do Caminho Primitivo.

O itinerário continua por Valsera e Premoño, onde se encontra a Capilla de Santa Ana, único vestígio de um antigo hospital de Peregrinos. Palandin, sobre o rio Soto, e Puerma serão as localidades seguintes, passando-se do concelho de Las Regueras ao de Grado. Pode já contemplar-se o caudal do rio Nalón, o maior das Astúrias, cujas águas arrasaram, em 1568, a ponte de Peñaflor. Atravessada esta segue-se pela N-634 até à povoação de Peñaflor. Entra-se em Grado pelo bairro de San Pelayo e pela ponte sobre o Cubio, seguindo depois para o albergue de San Juan de Villapañada, localizado a cerca de 3,6 kms, próximo da igreja de San Juan.

1ª Etapa - Mapa e Perfil Altimétrico

Catedral de San Salvador de Oviedo

Albergue de Villapañada

.
texto/infografia: jc
.
fontes:
http://caminodesantiago.consumer.es
www.wikipedia.org


sexta-feira, 13 de abril de 2012

Prólogo

Uma vez mais tive o prazer de, na compania do amigo João José Temudo, conduzir os Peregrinos ao início da sua jornada. Desta feita, depois de iniciarmos a recolha ao domicílio de todos os Peregrinos, cerca das 14h30, e após a foto de grupo da praxe junto ao Calvário, tomamos a direcção de Cáceres, de onde ainda hoje, pelas 22h45 (hora portuguesa), partirão em autocarro para Oviedo, início do Caminho Primitivo.







Pelo caminho houve tempo para as habituais brincadeiras e dichotes, tendo o convívio atingido o seu auge no agradável repasto já em Cáceres, muito graças ao excelente Arroz de Frango com que o João José no presenteou (ainda quente, soube que nem ginjas!) e à enorme Bôla de Carne que o Pimpão levou de Nisa, tudo regado (para sequeiro já vai bastando o tempo de vai fazendo!) com um não menos excelente Tinto de Pias.





Verificadas as reservas no autocarro, e depois de um "café solo" e de mais uma foto de grupo, seguiram-se as despedidas entre os que vão e os que ficam, entre abraços e votos de Bom Caminho, que renovo.



Bom Caminho, Companheiros!
.
jc

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Ordem de partida para Oviedo!

E pronto..., ao fim de alguns meses de espera, de preparação e de programação, estamos, outra vez, de partida! De partida, de mochila aviada e com o bilhete na bagagem rumo a Oviedo, onde no próximo sábado, dia 14 de Abril, depois das 10h00 da manhã (hora espanhola) daremos inicio ao Caminho Primitivo junto à Catedral de S. Salvador, após carimbada a credencial! Para trás ficam, como já disse, muitas jornadas de preparação a todos os níveis! A equipa começa a juntar-se, o António Delfino já cá está e ficámos também a saber, com muito agrado, que o Manuel Correia irá juntar-se a "nosotros" amanhã, ao fim da manhã e connosco viajará logo desde Nisa!

Ontem à noite desfrutámos da última tertúlia peregrina na Quinta do Vale das Vinhas (o nosso quartel general peregrino em Nisa), gentilmente oferecida pelo companheiro António Ramos, a quem aproveito para agradecer uma vez mais! Ultimaram-se pormenores e limaram-se as últimas arestas! Amanhã pelas 15h00 daremos inicio à primeira parte da viajem, de Nisa até Cáceres, serão 147 km! De novo agradecemos a colaboração e solidariedade dos amigos José Carlos Monteiro e João José Temudo, por uma vez mais nos "conduzirem" até ao Caminho! Ficaremos em Cáceres desde o final da tarde até ao final do serão, pois o autocarro da Alsa que nos levará até Oviedo partira somente às 23h45 (hora espanhola), teremos, por isso, tempo de sobra para visitar a zona histórica da Cáceres e jantar tranquilamente! Serão 522 km até Oviedo, onde contamos chegar pelas 07h50 da manhã.

Uma palavra também de reconhecimento, de apreço e de solidariedade para as nossas familias que, uma vez mais, também elas contribuiram para que esta nova demanda se tornasse realidade e para todos os nossos amigos do Caminho, muito em especial, para o Alexandre Bittar, companheiro de jornada do Caminho Francês e do Caminho Português que, desta vez, não poderá estar connosco fisicamente, mas que estará sempre no nosso pensamento! Amigão, aguardamos ansiosamente por ti em 2013!