quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Albergue vai (re)nascer em Albergaria-a-Velha


A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha vai transformar uma antiga Casa dos Magistrados, localizada no centro da cidade e no Caminho de Santiago, num Albergue de Peregrinos. O anúncio foi feito este fim-de-semana, no Encontro Internacional de Albergues de Peregrinos do Caminho Português a Santiago, que teve lugar no Arquivo Municipal e contou com a presença do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, Pedro Machado, do Presidente da Fundação do Caminho Português a Santiago, Celestino Lores, de representantes da Associação de Peregrinos Via Lusitana e de vários albergues, portugueses e espanhóis. Para a autarquia Albergariense, a criação de um Albergue de Peregrinos na cidade apresenta-se como fundamental para a valorização histórica do Município e para a reafirmação da sua identidade, na medida em que a primeira albergaria, para abrigar os peregrinos e viajantes, fora ali edificada há quase 900 anos a mando de D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques. Não restando já vestígios da antiga albergaria (que se assume ter sido edificada junto à antiga Estrada Real, no local onde hoje se encontra a Quinta da Boa Vista/ Torreão, futura Biblioteca Municipal), a abertura de um novo albergue significa o reencontro com as origens da terra, que se desenvolveu e prosperou tendo em conta este seu papel de acolhimento e solidariedade. Este projecto, cujo trabalho se iniciou há já algum tempo, tomou agora forma no âmbito da Nova Agenda para a Cultura e Criatividade do Município, que pretende, desta forma, valorizar esta “marca” local, quer no aspecto turístico, quer no cultural, social ou económico. A transformação da Antiga Casa dos Magistrados em Albergue de Peregrinos vai ser contemplada no Plano de Actividades do Município para 2012, sendo que o projecto prevê a preservação da traça original do edifício de 3 pisos, que conta, ainda, com um espaço exterior de dimensões consideráveis ideal para o descanso e a contemplação bem como apoio logístico aos Peregrinos. O projecto de valorização dos “Caminhos de Peregrinação” (Caminho de Santiago e Caminho de Fátima), que foi para o terreno este ano, com a requalificação e sinalização de todo o percurso e a dinamização de acções de sensibilização, vem ao encontro de um dos principais planos estratégicos do Turismo Centro de Portugal, que procura revitalizar todo o percurso do Caminho de Santiago que atravessa a Região Centro, englobando um total de nove municípios. Para Pedro Machado, Presidente desta Entidade Regional, este produto turístico, com enfoque no patrimonial e religioso, tem potencial para acrescentar competitividade, valor e atractividade ao território, diferenciando-se das outras ofertas existentes em Portugal.

Fonte: http://www.portaldealbergaria.com

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O Caminho de Santiago: Ciclo de Conferências


O Grupo de Peregrinos a Santiago - GPS Estoril, organizam o seguinte Ciclo de Conferências a não perder na Junta de Freguesia do Estoril, no Vale de Santa Rita:
30 de Setembro: A Arte Sacra e a Arquitectura Religiosa nos Caminhos de Santiago – Os simbolismos. (Drª Kay Pina – Professora de Historia de Arte)

28 de Outubro: Porque é que está na moda percorrer os Caminhos de Santiago? Caminho de Espiritualidade. (Padre Jorge Anselmo)

25 de Novembro: Biografia da Rainha Santa Isabel – Peregrina do Caminho de Santiago. (Biógrafa Profª Drª Maria Filomena Andrade)

16 de Dezembro: Testemunhos de Peregrinos : Antes de Partir e Depois de chegar. (Dr. Amadeu Lopes Sabino).

Local:
Junta de Freguesia do Estoril
Vale de Santa Rita
Rua de Santa Rita, 45
2765-281 ESTORIL

Contacto:
Isabel Blanco Ferreira
919545455

Movimento Caminhos Peregrinos:

Fonte: Liga dos Caminhos Peregrinos

Caminho Português de Santiago


Uma experiência única. A pé, de bicicleta, ou mesmo a cavalo, venha percorrer o Caminho Português de Santiago. Conheça o percurso no Centro de Portugal: do Município de Alvaiázere ao Município de Albergaria-a-Velha, percorra os nove concelhos do Caminho. Através de paisagens deslumbrantes, de locais ricos em património, tome contacto com um itinerário cultural de peregrinação com séculos de História. Deixe que o caminho tome conta de si.Descubra a beleza de cada pequeno pormenor, contemple o que a Natureza tem para lhe oferecer. Sinta a hospitalidade das gentes do Centro de Portugal. Siga as setas amarelas e... Bom Caminho!

Mais informações em:
http://www.vialusitana.org/
Veja o traçado do percurso em:
http://www.turismodocentro.pt/pt/produtos_.2/mais_informacoes.a1562.html#

Fonte: http://www.turismodocentro.pt/pt/produtos_.2/mais_informacoes.a1562.html#
Imagem: http://www.dobrarfronteiras.com

Revitalização do Caminho Português do Interior

Englobado no projecto de revitalização do Caminho Português do Interior a Santiago de Compostela, o Município de Castro Daire assinalou o Dia de Santiago, com uma campanha de divulgação deste projecto. Visitando as freguesias do concelho por onde passa a rota dos peregrinos, esta acção de promoção visou percorrer alguns dos trilhos do Caminho de Santiago e ao mesmo tempo informar as populações locais do que consta o projecto, bem como deixar cartazes e desdobráveis com a informação e a rota dos Caminhos no concelho de Castro Daire. (...) O território do Projecto de Marcação e Dinamização do caminho Português do Interior a Santiago a ser implementado abrange 160 km (entre Viseu e Chaves) que integram a área geográfica dos distritos de Viseu e Vila Real. Os concelhos que fazem parte desta rede que vai ser desenvolvida são Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves. As entidades regionais de turismo e os bispados também integram esta parceria inter-regional. O concelho de Castro Daire terá cerca de 40 km de Caminho repartidos por 5 freguesias, estando previsto, numa primeira fase, um albergue em Ribolhos. (...)As autarquias envolvidas vão conjugar esforços ao disponibilizar recursos próprios nas respectivas áreas de intervenção, e que vão desde infraestruturas aos recursos humanos necessários para a dinamização deste projecto de turismo religioso e de lazer. (...) A para da marcação e dinamização do Caminho, é de realçar a reconversão de edifícios públicos que estão a definhar, nomeadamente, antigas escolas, casas florestais e apeadeiros em futuros albergues de peregrinos que vão revitalizar as aldeias atravessadas. Com a implementação desta rede são esperadas milhares de pessoas(...)e além de aproveitar a marca internacional Caminhos de Santiago, o projecto - como Caminho - tem duplo sentido que leva à utilização da via de Peregrinação a Fátima. Ambas as situações vão reforçar as potencialidades transfronteiriças e de desenvolvimento social que advirão da implementação deste Caminho no Interior de Portugal e que surge como uma vontade intra-concelhia de resistência à desertificação e aos pacotes turísticos já massificados. Este troço do Caminho terá inauguração oficial em Viseu, seguindo-se a realização do percurso entre Viseu e Chaves, por diversas etapas.

Fonte: http://viseumais.com
Foto: http://caminhocentralasantiago.blogspot.com/

Dez Municípios assinaram acordo para promover Caminho Português da Costa


Os Municípios do Porto, Viana do Castelo, Esposende, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença assinaram no dia 25-07-2011 (Dia de Santiago) um protocolo para a promoção do Caminho Português para Santiago de Compostela. As 10 autarquias comprometem-se a unir esforços com vista à investigação, valorização e posterior reconhecimento oficial do Caminho Português da Costa como itinerário para um dos mais significativos locais de peregrinação cristã da Europa, refere o site da Câmara Municipal de Esposende, onde o acordo foi assinado. A convenção pretende também "dinamizar o potencial cultural e turístico das peregrinações" a Santiago de Compostela, na região espanhola da Galiza, fomentando o desenvolvimento económico, social e ambiental nos territórios do Noroeste de Portugal incluídos no traçado. A parceria visa igualmente contribuir para o desenvolvimento dos produtos "estratégicos" das zonas atravessadas pelo itinerário, complemetando a oferta existente nas vertentes do turismo de natureza, cultural e paisagístico. O presidente do município de Esposende, João Cepa, considera que o projeto "deve ser submetido à Entiadade Regional de Turismo e à Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte, no sentido de encontrar financiamento para as acções a desenvolver". O edil referiu que cerca de 200 mil peregrinos provenientes de mais de uma centena de países, terão percorrido em 2010 o Caminho Português para Santiago de Compostela, tendo sublinhado a necessidade de procurar alternativas ao turimso balnear. Paula Ramalho, técnica da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, lembrou que se tem procurado desenvolver um trabalhocada vez mais estreito com os municípios da Galiza, região que em Novembro acolhe um congresso sobre o Caminho Português da Costa. De acordo com o site "El Camino de Santiago", o itinerário do Caminho Português da Costa, com 140 km, começa no Porto e passa por Viana do Castelo e Caminha, vila onde cruza o Rio Minho e entra em Espanha, prosseguindo por La Guardia, Bayona, Vigo e Redondela, onde se une ao Caminho Português do Interior. O Caminho de Santiago, em sentido alargado, designa os itinerários proveninentes dis vários pontos da Europa em direção àquele que a tradição diz ser o túmulo do apóstolo São Tiago Maior.

Fonte: http://www.agenciaecclesia.pt