sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Debate sobre os «Os Caminhos de Santiago e as Ordens Militares»

A Câmara Municipal de Palmela promove o 10º Curso sobre Ordens Militares, dedicado ao tema «Os Caminhos de Santiago e as Ordens Militares», nos dias 26 e 27 deste mês. Um conjunto de “especialistas portugueses e espanhóis apresentarão os resultados da investigação mais recente sobre o tema, sob consultoria científica do Departamento de Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, coordenado por José António Falcão”. As palestras serão complementadas com uma visita de estudo a Santiago do Cacém e a Grândola, e com o lançamento de três obras sobre a presença da Ordem de Santiago em Palmela, resultantes de teses de mestrado. Será também celebrado um “Acordo de Colaboração entre o Município de Palmela e o Departamento de Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, que promove o desenvolvimento de acções de cooperação nas áreas de estudo, formação e divulgação sobre Ordens Militares”.

Programa:
26 de Fevereiro
09h00 - Recepção aos participantes e entrega de documentação
09h30 - Sessão de abertura - Presidente da Câmara Municipal de PalmelaAssinatura do Acordo de Colaboração entre o Município de Palmela e o Departamento de Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja
10h15 - «Religiosos, guerreiros e peregrinos: o Caminho, o culto e a Ordem de Santiago em terras do Baixo Alentejo» - José António Falcão (Departamento de Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja)
10h45 - Pausa
11h15 - «Un aspecto pouco coñecido da militarización baixomedieval do culto xacobeo: a catedral-fortaleza de Santiago de Compostela» - Xosé Suárez Otero (Arqueólogo, S.A. do Xacobeo, Santiago de Compostela)
11h45 - «O Caminho de Santiago: questões de identidade territorial» - Rúben Camilo Lois González (Faculdade de Geografia e História da Universidade de Santiago de Compostela)
12h15 - Debate
12h45 - Pausa para almoço
15h00 - «La labor asistencial de las Órdenes en el Camino de Santiago» - Feliciano Novoa Portela (Ministério da Cultura, Espanha)
15h30 - «Da confraria do Corpo Santo ao hospital do Espírito Santo de Sesimbra: notas em torno da arquitectura hospitalar e da assistência a pobres e peregrinos (séculos XV-XVI)» - Manuel Sílvio Alves Conde (Universidade dos Açores)16h00 - «Palmela e o Caminho de Santiago» - Isabel Cristina F. Fernandes (Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago – Câmara Municipal de Palmela)
16h30 - Pausa
17h00 - «Depoimento de um peregrino» - José Constantino Costa (Sociólogo, Director da revista “Itinerante”)
17h30 - Debate e reflexões finais
18h00 - Lançamento de obras sobre a Ordem de Santiago em Palmela:
- «As Ermidas da Ordem de Santiago nas Visitações de Palmela do Século XVI» - Isabel Maria Oleiro Lucas;
- «A Propriedade da Ordem de Santiago em Palmela. As Visitações de 1510 e de 1534» - Cristina Vinagre Alves;
- «As Igrejas de Palmela nas Visitações do Século XVI. Rituais e Manifestações de Culto» - Maria Regina Bronze Ramos

27 de Fevereiro
Visita de Estudo orientada por José António Falcão, a Santiago do Cacém e a Grândola:
09h00 - Partida de Palmela, junto ao Cine-Teatro S. João, com destino a Santiago do Cacém
10h30 - Visita à Igreja Matriz e Tesouro de Santiago do Cacém
13h00 - Almoço
15h00 - Partida para Grândola
15h30 - Visita à exposição «Loci Iacobi – O Caminho de Santiago e a Europa»
17h00 - Regresso a Palmela

Fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt
Imagem: http://maisencanto.blogspot.com