terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Compostela: Recorde de peregrinos nos Caminhos de Santiago

Os percursos pedestres até Santiago de Compostela, na Galiza (Espanha), registaram no último ano um número recorde de peregrinos, revelam dados divulgados pela AEJ - Associação Espaço Jacobeus. As estatísticas mostram que mais de 270 mil peregrinos receberam, durante o ano jubilar celebrado em 2010, a “Compostela”. Este é um documento expedido pela catedral galega que acredita que o peregrino percorreu pelo menos, os últimos cem quilómetros a pé ou duzentos em bicicleta ou a cavalo, até ao sepulcro onde, segundo a tradição, está sepultado o apóstolo São Tiago, um dos doze discípulos de Jesus Cristo. Segundo a AEJ, o Caminho Francês (em Espanha) está a perder peregrinos, do ponto de vista percentual, enquanto os demais itinerários são cada vez mais procurados. Em 2010, o Caminho Francês recebeu 69,55% dos peregrinos e o Caminho Português 12,55%, com mais de 30 mil peregrinos (destes, apenas 16 mil peregrinos iniciaram a sua peregrinação em Portugal). A AEJ é uma associação católica, de âmbito nacional, tendo como finalidade fomentar o culto e a peregrinação ao Sepulcro do Apóstolo São Tiago em Compostela e a promoção do Caminho Português de Santiago e o seu uso.

Fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt/ em 06-01-2011
Imagem: http://leonelsantiago.wordpress.com/

Caminhos de Santiago: Carmelitas disponibilizam instalações de apoio aos peregrinos


A Comunidade dos Carmelitas Descalços de Viana do Castelo vai começar a disponibilizar, a partir da Primavera, parte das suas instalações para dar apoio aos peregrinos que percorram o Caminho da Costa até Santiago de Compostela. De acordo com um comunicado da congregação religiosa católica, o Albergue de Peregrinos São João da Cruz dos Caminhos, situado à saída da Ponte Eiffel, vai funcionar com duas valências. Em regime de donativo, os peregrinos credenciados poderão usufruir de uma pequena camarata com 12 camas; em regime de pagamento e com aviso prévio, vão poder usar quartos com casa de banho privada, com capacidade para 50 pessoas. O «Caminho da Costa», um percurso que começa no Porto e percorre o litoral do país, é uma das seis alternativas que os peregrinos portugueses têm para rumar até à cidade galega, onde, segundo a tradição, está sepultado o apóstolo São Tiago, um dos doze discípulos de Jesus Cristo. O Albergue de Peregrinos São João da Cruz dos Caminhos, inaugurado em Dezembro último, funciona com horário de entrada às 14 horas e de saída às 9 horas. As instalações estão também disponíveis para os peregrinos que se desloquem a pé até ao Santuário de Fátima. Para inscrições prévias, os interessados deverão contactar o número de telefone 258 822 264 ou fazer o pedido via e-mail, em Viana@carmelitas.pt ou albergue@carmelitas.pt.

Fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt/ em 04-01-2011, por JCP
Imagem: http://correodelcamino.blogspot.com/

domingo, 16 de janeiro de 2011

O Caminho Português (III)

A sinalização poderá vir a ter um carácter definitivo, uma vez que o Caminho tem já uma identificação precária com as inconfundíveis setas amarelas, que o tornam acessível a qualquer caminheiro, prevendo-se ainda acrescentar à indicação de Santiago de Compostela a direcção oposta do Santuário de Fátima, esta talvez com uma seta azul. De facto, o Caminho Português de Santiago, no seu retorno, é um Caminho de Fátima, com afluência crescente de Peregrinos que, por devoção à Virgem Maria prosseguem viagem depois de alcançar Compostela. A promoção é também um dos aspectos fundamentais para garantir a continuidade das Peregrinações e perpetuar a devoção jacobeia, efectivando-se com a publicitação do crescente movimento que se tem vindo a verificar nos últimos anos, apoiando as iniciativas que vão surgindo e participando em todos os eventos em que este tema se enquadra. Mas também, de uma forma muito particular, com a realização, por parte da Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago, de uma Peregrinação anual na semana precedente da festividade de S. Tiago, que envolve algumas dezenas de participantes, na sua maioria jovens. Esta Peregrinação partiu de Ponte de Lima (156 km) em 1998 e 2000 e de Barcelos (188 km) em 1999, prevendo-se que em 2001 parta finalmente do Porto (243 km), que nesse ano se consagra como uma das Capitais Europeias da Cultura. Estas deslocações fazem-se por etapas sucessivas de vinte e cinco quilómetros de extensão média, ficando os Peregrinos alojados nos albergues ou nas instalações desportivas que os municípios geralmente cedem quando a dimensão da Peregrinação o justifica. Porto, Vila do Conde, Barcelos, Ponte de Lima, Valença, Porriño, Pontevedra, Caldas de Reis, Milladoiro e Santiago de Compostela são os locais que definem as etapas geralmente escalonadas e que têm maior capacidade de oferta de alojamento, podendo ainda acrescentar-se outros não menos importantes como Tuy, Redondela e Padrón.A Associação dos Amigos do Caminho Português tem contado sempre nestas iniciativas com a colaboração empenhada do Corpo de Voluntários da Ordem de Malta, que garante um acompanhamento contínuo dos Peregrinos ao longo de todo o trajecto. Esta colaboração justificou a formalização de um protocolo entre a Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago e a Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana e Militar de Malta, que contemplou a cedência de uma caravana ao seu Corpo de Voluntários, para ser utilizada no apoio às Peregrinações anuais a Santiago e em todas as iniciativas assistenciais da Ordem, nomeadamente nas Campanhas de Fátima.

Fonte: Guia do Caminho Português de Santiago, reedição de 2004
Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago
Foto: Caminho empedrado em Arcozelo (4ª etapa: Ponte de Lima/Valença-Tui)
Autoria: blogcomcebola.zip.net