sábado, 22 de maio de 2010

Fisterra - Muxía: o relato (António Pimpão)



Hoje, dia 21 de Maio de 2010, estou já em Nisa junto da minha família, já vi a maior parte das pessoas que queria ver. Estou ainda a digerir isto tudo e queria, de qualquer forma, terminar o relato da ultima etapa do Caminho.


Ontem à noite, depois de comermos uma bela mariscada, tivemos a cumplicidade do dono do hotel onde ficamos, que teve o gesto amável de nos transportar de carro ao farol, onde contemplamos o pô do sol em Finisterra, por volta das dez da noite...

Meus amigos, foi das mais belas visões, não do Caminho, mas de toda a minha existência. Sou tentado a dizer que fazer o Caminho e não ir depois ver este pôr do sol, seja de carro ou a pé, poderá ser comparado a ir a Roma e não ver o Papa...

Assim, hoje de manhã cumprimos pela ultima vez os rituais do costume: saímos a hora do costume e tirando uns contratempos logo à saída, por falta de sinalização, depressa encarreiramos e começamos a percorrer os últimos quilómetros do nosso Caminho.

Fomos sempre junto à Costa da Morte, passando por praias e lugares paradisíacos...

Após a nossa primeira paragem para o pequeno almoço, tivemos que tirar as botinhas e passar um rio a vau, com água por cima dos joelhos, em equilíbrio por cima de umas pedras.

Após um percurso a subir e a descer, chegamos ao final da nossa etapa em Muxia, um paraíso junto ao mar com, a Srª da Barca, junto ao mar na base do Monte Corpiño, onde o pôr do sol visto do cume é deslumbrante.

Depois de uma saladinha e um copito de sumo no terraço do Albergue de Muxia, e do habitual recolher às dez da noite, acabou essa nossa epopeia de mais de 900 Km.

António Pimpão

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Os Peregrinos regressam!

Os nossos quatro Peregrinos estão de volta! Se tudo correr conforme o previsto, vão sair hoje, dia 20, de Santiago de Compostela em direcção a Vigo, em comboio, de onde farão a ligação para o Porto, em autocarro. Daí seguirão para Vila Velha de Ródão, com chegada prevista para as 19h07.

E que tal uma calorosa recepção? Nada de formalismos, basta que se dirijam à Estação da CP de Vila Velha de Ródão, por volta das 19h00, para os saudar. Os nossos Peregrinos irão certamente apreciar tal gesto!
.
jc
.
PS: devido à construção de um viaduto sobre a passagem de nível de VVR, o trânsito encontra-se interrompido nessa zona. Anexo um mapa com a sinalização do desvio a utilizar até à Estação.


(clique para ampliar)

terça-feira, 18 de maio de 2010

Santiago - Muxia - 4ª Etapa: Fisterra - Muxía


Brasão de Fisterra

Brasão de Muxía

30º e último dia da Aventura! A Etapa tem início em Fisterra, dirigindo-se para San Martiño de Duio. De acordo com a tradição medieval, "Dugium" é o local onde viveu San Martiño, Legado de Roma, e onde os discípulos do Apóstolo se dirigiram para obter autorização para sepultar as relíquias so Santo em terras de Compostela. Daqui prossegue-se para a Punta do Rostro e daí para Lires.

Desde Lires, o Camiño ascende até ao Alto de As Aférroas, com vista sobre vasta extensão de costa. Desce depois, passando por Xurarantes, até à Praia de Lourido, rumo à vila de Muxía. O destino da Etapa, e ponto final do Camiño está no Santuária da Virgem da Barca, de forte tradição jacobeia, e nas "pedras santas" em seu redor, às quais se atribuem propriedades curativas. 

Conta a tradição que a Virgem chegou a Muxía num navio de pedra, que hoje é o Santuário da Barca, para dar ânimo ao Apóstolo na sua pregação pelo noroeste da Península Ibérica. As "pedras santas" ao redor do Santuário seriam vestígios da barca em que a Virgem chegou.


Perfil da 4ª Etapa (clique para ampliar)


Partida: Cabo Fisterra (42º 52' 56,64''N 9º 16' 19,19''W)
Chegada: Muxía - Santuário (43º 06' 43,62''N 9º 13' 09,51''W)
Cota de saída: 123m
Cota de chegada: 13m
Cota mais elevada: 245m (Alto de As Aférroas)


 
Hermedesuxo de Abaixo


Lires: Igrexa Parroquial

Frixe: Igrexa de Santa Leocadia

Praia de Lourido: ao fundo Muxía

Farol de Muxía

Muxía: Igrexa da Virxen da Barca

Muxía: uma das "pedras santas" -
A Barca da Virxen

Muxía: o fim do Camiño
.
.
texto/infografia: jc
.
.
fotos daqui:

Olveiroa - Fisterra: o relato (António Pimpão)


Penúltima etapa do nosso espectacular caminho. Uma das rainhas do Caminho por montes e vales espectaculares. Hoje percebi o porquê do chamamento de Santiago até Fisterra: isto é paradisíaco! Ate Cee foi uma coisa incrível, depois de Cee, sempre junto à "Costa da Morte", ate Fisterra...

Nem tenho palavras para descrever tanta beleza... Ah, e à tarde ainda fomos dar um mergulho à praia. E para a noite está reservada a tradicional ida ao farol, para a queima da peça de roupa...

Temos já a Finisterrana, mais um comprovativo do Caminho. Valeu a pena todo esse sacrifico...

Amanhã é o último dia, os últimos 30 quilómetros, e acabou a nossa caminhada por terras espanholas...

Obrigado do fundo do coração a todos os que tiveram paciência para nos aturar e dar incentivo e apoio...
 
António Pimpão

Santiago - Muxia - 3ª Etapa: Olveiroa - Fisterra

Bandeira de Muria
(Sede de Concello)

Brasão de Fisterra


29º dia da Aventura! O Camiño sai de Olveiroa, pela pista do Vao do Couso, e dirige-se a Logoso, aldeia de onde se atinge a de Hospital. Desde a estrada que baixa para Cee, junto a uma fábrica, parte o Camiño Real. Por este se alcança a Ermida de San Pedro Mártir, já no município de Cee, e daí a rota encaminha-se para sul, por Camiños Chans e Cee.

Prossegue-se para Corcubión e para a vizinha aldeia de O Vilar e San Roque. A partir daqui um caminho de terra segue para Amarela e Estorde, onde se regressa à estrada. Muito perto, mas já no município de Fisterra, cruza-se a localidade de Sardiñeiro de Baixo, e, a partir de Calcoba, a rota aproveita o largo e agradável passeio pedonal marítimo de Langosteira, que entre dunas e pinheiros conduz os Peregrinos até Fisterra.

Resta atingir o Farol de Fisterra, onde manda a tradição que os Peregrinos de banhem e queimem as roupas  e botas usadas durante o Camiño, num ritual final de purificação.



Perfil da Etapa (clique para ampliar)

Partida: Olveiroa (42º 58' 00''N 9º 02' 24''W)
Chegada: Cabo Fisterra (42º 52' 56,64''N 9º 16' 19,19''W)
Cota de saída: 150m
Cota de chegada: 100m
Cota mais elevada: 370m (Fábrica, à saida de Hospital)


Farol de Cabo Fisterra

Cabo Fisterra: monumento aos Peregrinos,
que aqui terminam a sua jornada, simbolizados
num par de botas de caminhada
.
.
texto/infografia: jc
.
.
fotos daqui:
-http://www.panoramio.com

segunda-feira, 17 de maio de 2010

A Negreira - Olveiroa: o relato (António Pimpão)


Hoje a saída foi as 06H40 e a chegada as 13H30, depois de calcorreados cerca de 35 km. A etapa, essa foi a minha medida, com pouco calor, nenhum frio e um terreno propicio para caminhar rápido.

Hoje vou relatar um episódio engraçado do nosso Caminho: ontem à tarde, perto do albergue de A Negreira, encontrei uns óculos Rayban novos. Como estavam no Caminho pensei que fossem de algum companheiro que tivesse seguido viagem. Estava eu no quarto, juntamente com o resto da equipa, e entra um espanhol a perguntar se alguém tinha encontrado uns óculos. Depois de alguma brincadeira com ele, tirei os óculos da mochila onde os tinha guardado e o homem ficou radiante.

Hoje estivemos já toda a tarde em Olveiroa, em grande confraternização...

É este o espírito de companheirismo que, apesar de quase no fim, ainda prevalece no Caminho...

Situação também caricata vivi eu hoje, ao passar uma seta e andar mais dois quilómetros do que devia, mas enfim quem corre por gosto nao cansa.

António Pimpão

Santiago - Muxia - 2ª Etapa: A Negreira - Olveiroa

Brasão de A Negreira

Bandeira de Dumbria
(Sede de Concello)

28º dia da Aventura! Saindo de A Negreira, os Peregrinos dirigem-se primeiro à aldeia de Zas, que possui um meritório cruzeiro, com uma original Piedade, acompanhados por toda a magia do antigo Camiño Real, flanqueado de arvoredo. Cruzam-se depois as aldeias de Camiño Real, Rapote e Piaxe.

Proseguindo para Portocamiño, entra-se em Vilaserio e no planalto ondulado da comarca de Xallas. Mais uma sucessão de pequenas aldeias, Bon Xesús, Gueima e Vilar de Castro. Nesta última, começa a ascensão pródiga em panorâmicas sobre Terra de Xallas, nas fraldas do monte Aro.

Seguem-se Lago, Abeleiroas e Ponteolveira. Por fim, depois de percorridos cerca de 33 quilómetros,  chega-se a Olveiroa, aldeia grande e compacta, que mantém alguns bons exemplos de arquitectura popular, e a Igrexa de Santiago, com um simpático busto do Apóstolo, precedida de uma cruz.



Perfil da 2ª Etapa (clique para ampliar)

Partida: A Negreira (42º 54' 37,64''N 8º 44' 06,95''W)

Chegada: Olveiroa (42º 58' 00''N 9º 02' 24''W)
Cota de saída: 160m
Cota de chegada: 150m
Cota mais elevada: 385m (Bon Xesús)


Cruceiro de Zas

Olveiroa: espigueiro (hórreo) tradicional

Olveiroa: Igrexa Parroquial
.
.
texto/infografia: jc

.
brasões: http://www.wikipedia.com/
.
fonte bibliográfica: http://www.wikipedia.com
.
fotos daqui:
- http://www.maquinasmaharas.com/
- http://www.panoramio.com/
- http://juanenelcamino.blogs.sapo/

domingo, 16 de maio de 2010

Santiago - A Negreira: o relato (António Pimpão)


Hoje, pela hora do costume, lá nos levantamos. Já conhecemos de cor todos os cantos da mochila,  os locais onde acomodar os nossos pertences, qualquer coisita na barriga e, por volta das sete, ala que se faz tarde.

Após 22 quilómetros, por trilhos espectaculares, chegamos a Negreira, por volta da uma da tarde. Neste momento estamos a disfrutar de um belo almoço.

Amanhã serão mais trinta, depois outros trinta e estaremos em Finisterra. Ainda mais trinta e será a chegada  derradeira povoaçao do `Camiño, Muxia...

Estaremos de volta a Santiago, desta vez de autocarro, na Quarta-feira de manhã, e na Quinta estaremos a caminho de casa, onde esperamos chegar à noite ou na manhã de Sexta-feira...

Até lá...

Obrigado a todos pelo apoio e incentivo. Da minha parte, jamais esquecerei o carinho demonstrado por todos vós...

Muito obrigado.

António Pimpão

Santiago - Muxia - 1ª Etapa: Santiago - A Negreira

Brasão de Santiago de Compostela
Brasão de Negreira


27º dia da Aventura! A primeira Etapa a realizar entre Santiago de Compostela e Muxia, na "Costa da Morte", permite desfrutar o encanto da Galicia rural. Campos cultivados, espigueiros e gado, ornamentam um percurso sem grandes dificuldades.

Saindo de Santiago, pela Ponte Sarela, sobre o rio do mesmo nome, segue-se em direcção a Sarela de Baixo, de onde se contemplam pela última vez as torres da Catedral. Continua-se visitando Moas de Baixo, Carballal, Quintáns, Ventosa e Lombao. Chega-se a Aguapesada, cuja ponte medieval foi restaurada. Seguem depois os Peregrinos em percurso ascendente, que os leva a Castiñeiro do Lobo, para de seguida se descer até Susavila do Carballo, Trasmonte, Reino e Burgueiros.

A povoação seguinte é Pontemaceira, cujo núcleo histórico e monumental surpreende, e mais ainda a sua ponte gótica de três arcos, construída em finais do Séc. XIV. A ponte serve de miradouro sobre os moinhos de Tambre e a Capela de San Brais. Caminhando pela encosta de Chancela de Baixo contempla-se a Barragem de Barrié de la Maza e chega-se a Negreira, depois de percorridos cerca de 22 quilómetros.


Perfil da 1ª Etapa (clique para ampliar)

Partida: Santiago de Compostela - Catedral (42º 52' 49,62''N 8º 32'46,47''W)
Chegada: A Negreira (42º 54' 37,64''N 8º 44' 06,95''W)
Cota de saída: 258m
Cota de chegada: 160m
Cota mais elevada: 283m (Alto do Mar)


Ponte sobre o rio Sarela

Aguapesada: ponte medieval (estilo românico)

Pontemaceira: ponte medieval (estilo gótico)

A Negreira: Pazo de Cotón
.
.
texto/infografia: jc
.
.
fonte bibliográfica: http://www.wikipedia.com
.
fotos daqui:

O epílogo: Camiño a Fisterra (Santiago de Compostela a Muxia)

Em postagem do já distante dia 6 de Janeiro, escrevia o Sérgio Cebola:

"Relativamente ao nosso ponto de chegada, também decidimos de comum acordo, que este não se esgotaria em Santiago de Compostela, daqui seguiríamos até ao km 0 do Caminho: Finisterra ou Fisterra, onde a terra acaba e o mar começa!  E daqui até Muxia, numa tentativa de cumprir todas as tradições intimamente ligadas aos rituais do Camiño!

Deixámos, no entanto, em “banho-maria”, conforme se encontrar, na altura, a nossa disponibilidade física e mental, uma visita também a Pádron, localidade galega que é, segundo a lenda, o local em que aportou a barca que transportou os restos mortais do Apóstolo Santiago Zebedeu desde o Médio Oriente até à Península Ibérica. A pedra - ou padrão - a que foi presa à barca ainda hoje existe, encontrando-se colocada por baixo do Altar da Igreja de Santiago de Padrón. Num monte não muito longe do centro da Vila, do outro lado do Río Sar, encontra-se um outro lugar de culto a Santiago: a pedra em cima da qual, de acordo com a lenda, o Santo celebrou missa."

Assim, a jornada prossegue ainda, ao longo de mais 5 dias, até ao Atlântico, com as seguintes Etapas:

Etapa 1: Santiago de Compostela – Negreira (21,8 km)
Etapa 2: Negreira – Oliveiroa (33,1 km)
Etapa 3: Olveiroa – Fisterra (34,2 km)
Etapa 4: Fisterra – Muxia (30,3 km)


Santiago de Compostela a Muxia
(clique para ampliar)
.
.
texto/infografia:jc