sábado, 8 de maio de 2010

20ª Etapa: o relato (António Pimpão)


Hoje, ao contrário de ontem, a etapa foi do piorio! Para já, com começo à chuva, e depois pelo asfalto e cimento, desde Villafranca del Bierzo até ao final, em Vega de Valcarce.

De realçar, como já disse, a passagem por Villafranca del Bierzo, com os seus monumentos esplendorosos.

Chegamos, estamos bem instalados num albergue Brasileiro,  e reencontramos, ao fim de quatro dias, o nosso companheiro Alexandre. De resto, e mais importante, estamos todos bem, apesar de já um pouco cansados.

Contando com a etapa de amanhã, faltam seis dias para a chegada ao nosso objectivo primeiro,  Santiago de Compostela: estamos a 15 quilometros da entrada na Provincia da Galícia e a menos de 200 km de Santiago. Amanhã aguarda-nos a subida de O Cebreiro, que será feita pela manhã.

À tarde, se puder, farei o meu costumeiro breve relato.
Até lá, bem hajam todos os que, através do Blogue, no Facebook,  por SMS e telefonemas, nos vão dando o retorno desta nossa caminhada. Não duvidem que para nós conta muito esse incentivo!

Para os meus três amores, saudades imensas...

António Pimpão

19ª e 20ª Etapas: as fotos

19ª Etapa: à saída do Albergue, em Foncebadón

19ª Etapa: na Cruz de Ferro

19ª Etapa: 0 refúgio mais peculiar
do Camino, em Manjarin

19ª Etapa: Molinaseca

20ª Etapa: Villafranca del Bierzo


Entrada em Vale de Valcarce

19ª Etapa: o relato (António Pimpão)



Meus amigos,

Ontem ficamos impossibilitados, por falta de Internet, de enviar o relato possível. Assim, em jeito de resumo, dir-vos-ei somente que foi das etapas mais bonitas que tivemos.

Depois de uma noite muito bem dormida em Foncebadón, viemos por ai abaixo com chuva à mistura, e digo-vos uma coisa: foi extraordinário, o pessoal em trilhos, só com chuva e com montanha à volta, até chegar a Molinaseca.

Depois foi correr á procura de sítio para ficar, já que o inicialmente previsto não tinha Albergue, e tivemos que procurar abrigo num Hostal, numa localidade chamada Fuentesnuevas.  Ficamos no hotel Monte Carlo.

Foi uma bela etapa, que terminou por volta das cinco, mas no essencial chegamos todos bem e de perfeita saúde, que é o mais importante...

Abraço

António Pimpão

20ª Etapa: Fuentesnuevas - Vega de Valcarce

Brasão de Ponferrada
(Sede de Ayuntamiento)

Brasão de Vega de Valcarce

20º dia da Aventura! Depois de ontem a Etapa se ter prolongado, por falta de local disponível para dormir em Cuatrovientos, destino inicialmente previsto, a jornada inicia-se hoje em Fuentesnuevas, para terminar, cerca de 26 quilómetros depois, em Vega de Valcarce.

A localidade seguinte é Camponaraya, onde se cruza o rio Neguera de Naraya, prosseguindo, numa paisagem salpicada de vinhas e choupos, até Cacabelos, onde, depois da travessia do rio Cúa, se encontra o Santuário da Virgen de la Quinta Angustia.

O Camino continua em direcção a Pieros e Villafranca del Bierzo, que se abandona seguindo na fase inicial o curso do rio Valcarce, para depois se entrar numa via pedonal, algo parecida com uma pista de "bobsleigh", que avança encaixada entre a Autoestrada A-6 e a Nacional N-VI. Por esta via se passa debaixo de vários viadutos da A-6, até ao desvio para Pereje, para depois se regressar a ela. Segue-se a área de descanso de Trabadelo e depois a localidade propriamente dita e outra vez o regresso à via pedonal, até se atingir Portela de Valcarce.

A localidade seguinte é Ambasmestas, onde confluem os rios Balboa e Valcarce,  e finalmente surge Vega de Valcarce, com a sua Iglesia de la Magdalena, o final da Etapa de hoje.


Perfil da 20ª Etapa (clique para ampliar)

Partida: Fuentesnuevas (42º 34' 29,5N 6º 38' 28,49''W)
Chegada: Vega de Valcarce (42º 39' 50,00''N 6º 38' 28,49''W)
Cota de saída: 506m
Cota de chegada: 633m
Cota mais elevada: 633m (Vega de Valcarce)

Camponaraya: torre do relógio

Cacabelos: Iglesia de la Virgen de la Quinta Angustia

Pieros: igreja paroquial

Villafranca del Bierzo: Porta del Perdón, na
Iglesia de Santiago Apostolo

Villafranca del Bierzo: Castelo dos Condes de Peña Ramiro

Casa em Pereje

Via Pedonal, entre a A-6 e a N-VI

Trabadelo: igreja paroquial

Portela de Valcarce: imagem de Santiago

Ambasmestas: vista geral

Vega de Valcarce: vista geral
.
.
texto/infografia: jc
.
fonte bibliográfica: http://www.wikipedia.com
.
fotos daqui:

19ª Etapa: o relato possível

Por contacto via telefónica, ficamos a saber que os nossos Peregrinos tiveram hoje um atribulado final de Etapa: recordar-se-ão que a jornada deveria ligar Foncedabón a Cuatrovientos, bairro na periferia de Ponferrada. Pois ao chegar a Cuatrovientos, e uma vez que no Camino a quase totalidade dos Albergues não aceita reservas, não havia lugar para aí pernoitar. Assim, foram obrigados a prosseguir até Fuentesnuevas, tendo que acrescentar mais alguns quilómetros ao previsto.

A jornada, algo fria na parte inicial e com alguma neve nos cumes, correu de feição, tendo terminado cerca das 17:00.

Resta acrescentar que, apesar deste contratempo, a moral permanece elevada e a boa disposição se mantém, o que se revela numa afirmação do Sérgio: "O que fizermos hoje a mais, fazemos a menos amanhã!" Esse é que é o espírito!


Perfil actualizado da 19ª Etapa (clique para ampliar)
.
.
texto/infografia: jc

sexta-feira, 7 de maio de 2010

19ª Etapa: Foncebadón - Cuatrovientos (Ponferrada)

Brasão de Santa Colomba de Somoza
(Sede de Ayuntamiento)
Brasão de Ponferrada

19º dia da Aventura! A jornada de hoje, numa manhã que se apresenta fria e com neve nos cumes mais altos, liga Foncebadón a Cuatrovientos, bairro na periferia de Ponferrada, numa extensão de cerca de 32 quilómetros.

Os nosso Peregrinos despedem-se de Foncebadón em direcção ao tecto do Camino Francés, a mítica Cruz de Ferro, situada a 1500 metros de altitude. Este monumento não é mais que uma pequena cruz de ferro colocada no topo de um tosco e desproporcionado tronco. É tradição, de costas para a Cruz, atirar uma pedra para o pequeno monte que entretanto, ao longo dos anos, se erigiu na sua base. Um gesto decalcado daquele feito pelos antigos ceifeiros galegos, quando se deslocavam a Castela para aí trabalhar nas searas, mas também no dos arreiros e pastores transumantes. Junto à Cruz foi erigida em 1982 uma capela consagrada a Santiago Apóstolo.

Dando início à descida do Monte Irago, segue-se o refúgio de Manjarín, o albergue mais peculiar do Camino, onde se chega guiado por sinais de fumo e pelo som de uma sineta, gerido por Tomás Martinez, o hospitaleiro Templário. A jornada prossegue agora para Acebo, a primeira localidade de El Bierzo, num percurso plano, a que se segue descida de forte pendente e muito pedregosa, onde se encontra um monumento de homenagem a Heinrich Krausse, Peregrino alemão que fazia o Camino em bicicleta, que aqui faleceu em 1987, atropelado por um automóvel.

Chega-se depois a Riego de Ambrós, e daí, por uma descida tortuosa a deixar marcas nos músculos, passando junto ao Santuário da Virgen de las Angustias (finais do Séc. XVII) e de atravessando a ponte medieval sobre o rio Meruelo, entra-se em Molinaseca. Um trilho em carrossel conduz a Campo, povoado medieval, onde existe um fonte romana. Já em asfalto segue-se em busca do rio Boeza, para se chegar a Ponferrada, capital de El Bierzo, a última grande cidade antes de se chegar a Santiago. Em 1082 a ponte de madeira sobre o rio Sil foi reforçada com ferro, dando o nome de Pons Ferrata (Ponte Ferrada) à cidade. O Castelo dos Templários, construido sobre um antigo castro e um castelo romano, por estes ampliado e melhorado entre os Séc. XI e XIII, é um dos mais belos exemplos de arquitectura militar em Espanha, dominando a silhueta da cidade. O seu aspecto actual deve-se à grande quantidade de reformas levadas a cabo desde o Séc. XV até aos nossos dias. Atravessando-se Ponferrada chega-se ao bairo de Cuatrovientos, onde a Etapa de hoje termina.


Perfil da 19ª Etapa (clique para ampliar)

Partida: Foncebadón (42º 29' 30,40''N 6º 20' 36,21''W)
Chegada: Cuatrovientos-Ponferrada (42º 33' 34,76''N 6º 37' 25,59''W)
Cota de saída: 1430m
Cota de chegada: 520m
Cota mais elevada: 1500m (Cruz de Ferro - Monte Irago)


Cruz de Ferro e Ermita de Santiago Apostolo

Refúgio de Manjarín

Entrada em El Acebo

El Acebo: Monumento ao Peregrino
alemão Heinrich Krausse

Riego de Ambrós: Igreja de Santa Maria Magdalena

Molinaseca: ponte medieval sobre o rio Meruelo

Campo de Ponferrada: fonte romana

Ponferrada: castelo Templário

Ponferrada: Basilica de la Encina
.
.
texto/infografia: jc
.
fonte bibliográfica: http://www.wikipedia.com
.
fotos daqui:

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Ponto de situação

16ª e 18ª Etapa: as fotos


Catedral de León

León: estátua de Peregrino

Chegada a Foncebadón

Entrada de Foncebadón

André, o primeiro Peregrino que encontramos
no Camino, a subir os Pirinéus, e que
hoje está connosco em Foncebadón

Neve no Monte Teleno (2188), o cume
mais elevado dos Montes de León

Castro em Foncebadón

Distância de Foncebadón a Santiago

Albergue paroquial de Foncebadón
.
.
fotos: António Pimpão

18ª Etapa: o relato (António Pimpão)


Hoje chegamos cedo, mas também foram só 25 Km até Foncebadón. Que sitio, espectacular o vislumbre das montanhas cobertas de neve!

Hoje a etapa teve paragem no bar "Cowboy",  a meio da etapa, para matar o bicho, e depois foi seguir até ao fim ...

Valeu a pena, pese embora o facto de já começarmos a sentir a falta do Alexandre e das suas cantigas brasileiras, mas temos a companhia do André, o que já não é mau. O Luís esse já não nos larga 1 milímetro desde ontem, com medo de nos voltar a perder...

Amanha passaremos Ponferrada e voltaremos às etapas de 30 Km.

Até lá, parafraseando o Zé Carlos, beijos a quem é de beijos e abraços a quem é de abraços,

Com amizade

António Pimpão

18ª Etapa: Astorga - Foncebadón


Brasão de Astorga


Brasão de Santa Colomba de Somoza
(Sede de Ayuntamiento)

18º dia da Aventura! Numa Etapa com cerca de 26 quilómetros, os nossos Peregrinos irão descer suavemente até Valdeviejas, onde se encontra a Ermida do Ecce Homo, construção do Séc. XVIII, que foi completamente restaurada em 2007. Deixando para trás a Ermida, dirigir-se-ão para Murias de Rechivaldo, e daí, numa subida extensa mas pouco acentuada, para Santa Catalina de Somoza, antiga terra de arreiros. Uma subida quase imperceptível leva-os a El Ganso, onde é de visita obrigatória o famoso bar "Mesón Cowboy". Seguirão depois até Rabanal del Camino, subindo o Monte Irago, para finalmente atingirem o seu destino nesta jornada, Foncedabón, em cuja entrada serão recebidos por uma cruz de madeira, aldeia em ruínas que começa a recompor-se, graças ao Camino, com a construção de vários serviços de apoio aos Peregrinos.

Desde Astorga até Rabanal del Camino ascendem-se 283m em 20,3 quilómetros, uma longa e quase imperceptível subida. De Rabanal del Camino a Foncebadón são cerca de 280m de ascensão em 5,6 quilómetros, subida menos fácil mas pouco exigente.


Perfil da 18ª Etapa (clique para ampliar)

Partida: Astorga (42º 27' 22,21''N 6º 03' 22,87''W)
Chegada: Foncebadón (42º 29' 30,40''N 6º 20' 36,21''W)
Cota de saída: 870m
Cota de chegada: 1430m
Cota mais elevada: 1430m (Foncebadón)

Ermida do Ecce Homo

Murias de Rechivaldo: Igreja Paroquial e Cruzeiro

El Ganso: famoso bar "Mesón Cowboy"

Rabanal del Camino: Igreja Paroquial

Fonte entre Rabanal del Camino e Foncebadón

Entrada em Foncebadón

Foncebadón: casas em ruínas e campanário
.
.
texto/infografia: jc
.
.
fotos daqui: