sábado, 24 de abril de 2010

6ª Etapa: as primeiras fotos

Viana: finalmente, ao sexto dia, a primeira foto dos
4  Mosqueteiros desde  o início do Caminho.


Viana: no Caminho fazem-se amigos!
Confraternização Luso-Brasileira


Viana: Iglesia de Santa Maria

.
.
fotos: António Delfino

6ª Etapa: Torres del Rio - Navarrete

Brasão de Torres del Rio

Brasão de Navarrete

6º dia da aventura. Esta etapa, em que se abandona a Província de Navarra para entrar na de La Rioja, teve início em Torres del Rio, pelas 07h00, para terminar em Navarrete, depois de percorridos 34,8 km. Uma etapa exigente, pelo constante sobe e desce, com o ponto mais alto, 580m, em Carretera de Bargota. Pelo meio, a travessia do rio Ebro e Logroño, capital da Província.


                                      
Perfil da 6ª Etapa (clique para ampliar)

Partida: Torres del Rio (42º 33' 07,57'' N 2º 16' 17,05'' W)

Chegada: Navarrete (42º 25' 51,20'' N 2º 33' 40,93'' W)
Cota de saída: 475m
Cota de chegada: 520m
Cota mais elevada: 580m (Carretera de Bargota)

Logroño: Puente de Piedra, sobre o rio Ebro


Logroño: Iglesia de Santiago el Real


Navarrete: vista geral

.
texto/infografia: jc
.
.
fotos daqui:

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Em Torres del Rio, após 5 dias em pleno "CAMINO FRANCÉS"

Torres del Rio: Pormenor da cúpula
da Igreja do Santo Sepulcro

"Hola, que tal?"

5 dias, 5 etapas estão cumpridas (e compridas..) "en el Camino Real Francés" de Santiago de Compostela. Tantas maravilhas naturais e culturais nos têm atravessado sem pedir permissão para entrar, é como um sonho que por nós entra sem nos darmos conta disso!

Hoje, entre Ayegui e Torres de Del Rio, foi, como costumamos dizer na gíria pedestrianista, uma etapa para "roladores", sem grandes desníveis, que tanto nos têm posto à prova nestes dias! Hoje, reencontrámos umas das nossas primeiras companheiras de Caminho, a brasileira Chris, é bom reencontrar "velhos" conhecidos, desde o refúgio de Orisson (ainda em França...) e de Ronscesvalles que nao a víamos. Ficou connosco em Torres del Rio e seguirá amanhã connosco, penso que até Navarrete! Mais 2 companheiros brasileiros estão connosco, o Alexandre e o António Sérgio!
O tempo de internet é limitado (1 euros, 20 minutos...) e continua a nao ser possivel enviar fotos (talvez amanha em Logroño...), pelo que, por hoje, fico-me por aqui!

Cumprimentos a todos os que têm mandado msgs de força, seja por tlm ou aqui neste blogue. Beijinhos Graça, Lara, Bárbara, Elsa, Vitor e Rafinha...

"Ultreya et Suseya",

Sérgio Cebola
(em directo desde Torres del Rio, Caminho Real Francês de Santiago)
.
.

5ª Etapa: o relato

Torres del Rio: Iglesia del Santo Sepulcro


Hoje, a coisa correu mais uma vez muito bem, acima das nossas melhores expectativas: chegamos sãos e salvos a Torres del Rio, depois de palmilhados 27,9 Km, quando eram 14h30.
A etapa de hoje foi feita em terreno plano, debaixo de uma temperatura ideal para caminhar e com paisagens maravilhosas, pena é não podermos enviar fotos.

Reencontramos no Caminho, à chegada a Los Arcos, a "nossa" primeira Brasileira, a Cris, que tinhamos encontrado no inicio da subida dos Perinéus, no primeiro dia. Encontramos ainda mais três Brasileiros, o António Sérgio, o Hernâni e o Alexandre, e acabamos por ficar todos no mesmo Albergue,  a Casa Mariela, em Torres del Rio.


Torres de Rio: Albergue Casa Mariela

Amanhã espera-nos a maior etapa do nosso Caminho, com 34,8 Km, que esperamos venham a ser menos, à semelhança das outras etapas, que ainda bem se revelaram mais curtas do que no planeamento.
Na realidade, o que me entristece é o facto de não poder enviar fotos para que pudessem disfrutar um pouco daquilo que estamos a disfrutar, e, meus amigos, posso assegurar-vos que é maravilhoso...
Fisicamente estamos todos bem, e até eu, que costumo fazer sempre bolhas, até agora só tenho uma...

Ah, já me esquecia: o Sérgio e o António acabaram por fazer a tal visita, de novo, às Bodegas Irache... Sabem-na toda!

Por hoje é tudo.
Até amanha em Navarette.

Até lá,

Um abraço a todos os seguidores e apoiantes...

António Pimpão
.
.

5ª Etapa: Ayegui - Torres de Rio

Brasão de Ayegui


Brasão de Torres del Rio

5º dia da aventura. A jornada teve início às 07h00, e depois de mais uma passagem pela Fuente del Vino e pelo Mosteiro de Irache, os Peregrinos prosseguem em direcção a Torres de Rio, a 26,9 quilómetros de distância.

Esta etapa apresenta um perfil altimétrico menos favorável na parte inicial, havendo a vencer a subida até aos 675m, em Villamayor de Monjardín, depois de passar pela exótica Fuente de los Moros. Daqui segue-se, por entre vinhas e olivais, para Los Arcos, e daí para Torres del Rio.


                                         
   Perfil da 5ª Etapa (clique para ampliar)

Partida: Ayegui (42º 39' 24,69'' N 2º 02' 18,50 W)
Chegada: Torres del Rio (42º 33' 07,57'' N 2º 16' 17,05'' W)
Cota de saída: 510m
Cota de chegada: 475m
Cota mais elevada: 675m (Villamayor de Monjardín)



Fuente de los Moros


Los Arcos: Igreja de Santa Maria


Torres de Rio: vista geral
                                                                 
.
texto/infografia: jc
.
brasões: wikipedia
.
fotos daqui:

quinta-feira, 22 de abril de 2010

4ª Etapa: o relato

Irache: Fuente del Vino

Pois é, também já cá chegamos.

Eu e o Castro às 16h30, o Sérgio e o Delfino um pouco mais tarde porque inadvertidamente (dizem eles!), pensavam que a etapa terminava mesmo na fonte de Irache, a tal que dá vinho e tiveram depois que fazer mais um quilometro para trás. É o que faz o vinho! (eheheheh).

Mais uma vez saímos às 07h00 e calcorreamos 31,8 Km.

Hoje o percurso foi todo feito debaixo de uma chuva miudinha muito chata e os trilhos em terra tornaram-se lamacentos e perigosos.

Passamos por sitios muito emblemáticos e temos montes de fotos, mas infelizmente estes pontos de internet que temos não nos deixam colocá-las.

Assim de relevante posso dizer ainda que as etapas até agora estão a ser conforme programadas e felizmente os quilómetros têm sido menos que o previsto (ainda bem).

Amanhã a etapa é mais curta, 29 Km, e o Sérgio e o Delfino estão contentes por irem mais uma vez à tal fonte do vinho.

Para todos os seguidores do blogue o nosso muito obrigado pelo apoio e carinho nas palavras de incentivo.

Amanha prometemos escrever mais qualquer coisa. Até lá saúde!

Pimpão
.
imagem daqui: http://www.yvinos.com/blog/fuente-del-vino-bodegas-irache

4ª Etapa: Uterga - Ayegui

Brasão de Uterga

Brasão de Ayegui

O 4º dia da aventura teve hoje início em Uterga, pelas 07:00h e termina em Ayegui, a 34,4 km de distância.
Existem neste percurso vários pontos de interesse, nomeadamente a Puente La Reina, em estilo românico, com 6 arcos , mandada construir no séc. XI, pela Reina Dona Mayor, de modo a facilitar aos Peregrinos a travessia do rio Arga. Ainda de interesse são, no final da jornada, o Mosteiro de Nuestra Señora la Real de Irache, o primeiro hospital do Caminho em Navarra, com áreas que remontam ao séc. XII, bem como a Fuente del Vino, assim chamada porque se de uma das suas bicas jorra água, da outra... jorra vinho!

                              
Perfil da 4ª Etapa (clique para ampliar)

Partida: Uterga (42º 42' 35,69 N 1º 45º 35,57'' W)
Chegada: Ayegui (42º 39' 24,69'' N 2º 02' 18,50 W)
Cota de saída: 495m
Cota de chegada: 510m
Cota mais elevada: 510m


Puente La Reina

Ayegui: Igreja Paroquial

Irache: Monasterio de Nuestra Señora la Real

Irache: Fuente del Vino
.
texto: jc
.
brasões: wikipedia
.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Em Uterga, no final da 3ª Etapa do Caminho Francês

Olá a todos!

Finalmente em discurso directo desde o Caminho Francês para "Campus Stellae" em Uterga no final da etapa III, no País Basco Profundo.

O Caminho absorve-nos, é colossal e fantástico! Desde o País Basco Francês, em Saint-Jean-Pied-de-Port até hoje em Uterga que muitas emoçoes percorreram o nosso intímo: a mítica Porta de Espanha em Saint-Jean-Pied-de-Port, os imensos e duríssimos Pirinéus, que tanto têm de belo como de temível, o Collado Lepoader a 1440 m de altitude, a Fonte de Roland, muito perto da fronteira entre França e Espanha, Roncesvalles, Pamplona e o mítico Alto do Perdón a 750 metros de altitude!

Tudo o que preencheu os nossos sonhos nos últimos meses, entra por nós adentro sem pedir permissão, de forma avassaladora, faltam-me palavras, sobram-me emoções! Ao fim de 5 dias fora de portas, 3 dos quais em pleno "Camino" é este o relato, para já, possível! As condiçoes técnicas nao permitem mais, mas fica a promessa de vos ir actualizando dentro do possivel e ficará para mais tarde um relato detalhado, qual Diário do Caminho, com fotos e tudo mais! Despeço-me com um até breve, agradeço todas as mensagens de força que nos têm chegado! 

Beijinhos para a minha esposa Graça, para as minhas filhas Lara e Bárbara e para os meus pais! Para todos "Ultreya et Suseya"!

"Caminhando lá chegaremos!"

Desde Uterga, no País Basco Espanhol e em pleno "Camino Francés",

Sérgio Cebola

3ª Etapa - O relato

Alto del Perdón: pormenor do monumento ao Peregrino

A etapa de hoje correu muito bem mas já foi um pouco mais dura, uma vez que foi mais longa e esteve um pouco de calor , cerca de 24 graus.

A saida teve lugar à hora do costume, 07h00, e chegamos às 17h00, depois de calcorreados cerca de trinta e quatro quilometros e embora com os pes um pouco massacrados o pessoal está aguentar-se bem.

A descida para Uterga é que foi muito dura!

O Castro vai também escrever hoje umas crónicas para o blogue.

Até tenho uma foto em cima do burro no Alto del Perdón!

A TODOS OS SEGUIDORES MUITO OBRIGADO PELO APOIO E INCENTIVO!

Pimpão
.
.
foto daqui: www.flickr.com/photos/goga/4442549333/

3ª Etapa: Larrasoaña - Uterga

Brasão de Larrasoaña

Brasão de Uterga

Terceiro dia da aventura. A etapa de hoje liga Larrasoaña a Uterga, numa extensão de 34,4km. A descer na parte inicial, o percurso irá depois subir aos 750m no Alto del Perdón, onde existe um curioso monumento ao Peregrino, erigido pela Associação de Amigos del Camino de Navarra em 1996, já bastante próximo do final da jornada.

                                           
        Perfil da 3ª Etapa (clique para ampliar)

Partida: Larrasoaña (42º 54' 12,98'' N 1º 32' 20,53'' W)
Chegada: Uterga (42º 42' 35,69 N 1º 45º 35,57'' W)
Cota de saída: 500m
Cota de chegada: 493m
Cota mais elevada: Alto del Pérdon - 750m

Alto del Pérdon: monumento ao Peregrino


Uterga: vista panorâmica desde o Alto del Pérdon


Uterga: Igreja Paroquial
.
texto. jc
.
brasões: wikipedia
.
fotos daqui:http://www.caminosantiago.org/cpperegrino/federacion/inicio.asp

terça-feira, 20 de abril de 2010

2ª Etapa - O relato possível

Larrasoaña - Pormenor da rua principal

Chegamos a Larrasoaña depois de 28,8Km, às 16:00 horas, tendo partido de Roncesvalles às 07:00.

Hoje esteve muito calor, ao contrário de ontem.

Até agora o pessoal está a aguentar-se bem e a conhecer carradas de gente. É cá um emaranhado de linguas que nem vos conto...

Infelizmente ainda nao encontramos sitio para poder enviar fotos.

Fiquem bem,

Pimpão
.
.
Nota: por aquilo que me foi possível apurar via telefone, não é fácil encontrar, nesta fase do Caminho, internet disponível e a preços acessíveis. Por outro lado, os nossos peregrinos também ainda não encontraram um computador com uma entrada USB compatível com as das suas máquinas fotográficas. Teremos ainda que esperar um pouco mais para ter relatos mais elaborados e as fotos da praxe.
.
jc
.
imagem daqui: http://home.freiepresse.de/uwdel/elcaminosections.html

2ª Etapa: Roncesvalles - Larrasoaña

Brasão de Roncesvalles


Brasão de Larrasoaña

Segundo dia da aventura. Os  Peregrinos iniciaram a marcha pelas 07:00, com bom tempo. Esta etapa, bastante mais acessível do que a de ontem, apesar de mais longa,  com a subida mais complicada reservada para o Alto de Erro (ascensão de 200m em 5 km), liga Roncesvalles a Larrasoaña, num total de 27,4 km. A chegada está prevista para cerca das 15:30h. Esperemos que hoje seja mais fácil (e mais barata...) a utilização da internet, de modo a termos algumas fotos e mensagens dos nossos Peregrinos.

Perfil da 2ª Etapa

Partida: Roncesvalles (43º 00' 35'' N 1º 19' 10'' W)
Chegada: Larrasoaña (42º 54' 12,98'' N 1º 32' 20,53'' W)
Cota de saída: 900m
Cota de chegada: 500m
Distância: 27,4km


Roncesvalles: aspecto da saída

Larrasoaña: ponte sobre o rio Arga, vendo-se
em fundo a Igreja de San Nicolás de Bari (séc. XIII)

.
texto: jc
.
brasões: wikipedia
.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

A 1ª Etapa - Parte 1

Queridos amigos, familiares e seguidores:

Dado que cabe ao Sergio a árdua tarefa de ir actualizando este espaco, e uma vez que ele neste momento teve que ir tratar do jantar, cá estou eu só para vos dizer que a primeira etapa, que hoje ligava Saint Jean Pied de Port a Roncesvalles, correu muitissimo bem.
Saimos às 07H00 e chegamos às 16H45 e que apesar de muito rija foi espectacular, nao só pelas paisagens maravilhosas mas tambem pelos lugares pitorescos por onde passamos.
Eu aproveitei para escrever estas poucas palavras, já que tive agora a oportunidade porque o teclado se encontrava disponivel, mas tenho a certeza de que o Sergio se encarregará de fazer um relato mais apurado.

Um abraço para todos.

Para o André, Bernardo e Fernanda um grande beijo (as saudades já apertam).

Tchau até breve!
.
Pimpão

1ª Etapa: Saint-Jean-Pied-de-Port - Roncesvalles

Brasão de Saint-Jean-Pied-de-Port

Brasão de Roncesvalles

A aventura já começou! Esta manhã, pelas 07:00h, teve início a primeira etapa do Caminho Francês de Santiago, que ao longo de 25,7 km irá ligar Saint-Jean-Pied-de-Port , na Navarra Francesa, a Roncesvalles, na Navarra Espanhola, respectivamente Donibane-Garazi e Orrega no dialecto local.

Esta etapa é considerada como a mais difícil do Caminho Francês, pelo disnível a vencer: a ligação de Saint-Jean-Pied-de-Port, que está à cota 160m, para Roncesvalles, à cota 900m, faz-se pelo "Collado Lepoeder", em plenos Pirinéus, à respeitável cota de 1440m, num desnível acumulado de 1280m.

Partida: Saint-Jean-Pied-de-Port (43º 09' 54'' N 1º 14' 08'' W)
Chegada: Roncesvalles (43º 00' 35'' N 1º 19' 10'' W)
Cota saída: 160m
Cota de chegada: 900m
Distância: 25,7km

Saint-Jean-Pied-de-Port: ponte medieval
                   
    
Roncesvalles: capela de Santiago

.
Texto: JC
.
imagens: Wikipedia

domingo, 18 de abril de 2010

Os Quatro Mosqueteiros

Os Quatro Mosqueteiros... finalmente juntos!



Olha a boina!

Tal como no romance de Alexandre Dumas, os Mosqueteiros não são afinal três, mas quatro: ao Pimpão, Sérgio e Rosalino juntou-se hoje o Delfino, em Saint Jean-Pied-de Port, onde amanhã darão início ao Caminho Francês de Santiago.
.
texto: JC
.
foto: